INFORMATIVO MONITAL
Fique ligado nas últimas novidades do mercado de segurança
Portaria Remota, vale investir?

A tecnologia vem criando facilidades em todos os campos da atividade humana. Com as facilidades, em grande parte das vezes também chega à economia que os usos dos novos equipamentos e softwares permitem. Este é o caso da portaria remota, uma solução para condomínios que tem se espalhado pelo Brasil. Mas será que vale à pena mesmo investir nessa tecnologia? É essa resposta que vamos buscar nesse post. Acompanhe!

O que é?

A portaria remota é uma solução que integra os recursos dos tradicionais interfones com câmeras de vídeo e sensores perimetrais. Esse conjunto de equipamentos forma um sistema de monitoramento que é gerenciado por um software conectado via internet a uma central remota. Na central, funcionários treinados especificamente para aquela função atuam 24 horas por dia no controle de acesso de moradores, visitantes, entregadores e prestadores de serviços às dependências do condomínio. Assim, como se estivesse interagindo com um porteiro físico e sem perceber que está sendo atendida remotamente, a pessoa que chega à portaria aciona o interfone e conversa com um funcionário que está na central. Esse funcionário fará a liberação imediata das pessoas cadastradas para terem acesso livre ao edifício e que eventualmente não têm chaves. No caso de visitantes e prestadores de serviços, o funcionário fará a devida identificação e avisará ao morador que está sendo procurado da chegada da pessoa, só liberando o acesso se ele for devidamente autorizado. No caso de entregadores, normalmente a recepção das mercadorias é feita na portaria do prédio. As câmeras de vídeo, por sua vez, monitoram os perímetros e as dependências, incluindo garagens. As imagens são acompanhadas o tempo todo pelos funcionários da central, ao passo que os sensores são programados para detectar eventuais invasões e acionar um alarme que avisará a equipe de segurança sobre a ocorrência.

Economia

A economia que uma portaria remota oferece é bastante consistente. Afinal, o custo maior ocorre na instalação dos equipamentos que não existirem no local, uma vez que equipamentos pré-existentes – câmeras, interfones e sensores – podem ser aproveitados. Depois de o sistema ser instalado, a economia real é muito grande, uma vez que para monitorar uma portaria durante as 24 horas do dia seriam necessários pelo menos quatro porteiros em turnos de seis horas. Considerando as folgas e as faltas, esse número teria que ser de pelo menos seis funcionários, que geram altos custos com salários, benefícios e obrigações trabalhistas.

Segurança

Por melhor que seja um porteiro físico há sempre a possibilidade de falhas na segurança, que podem ser causadas pelo abandono do posto ou por distrações. Como a portaria remota é monitorada por uma equipe, essas falhas são praticamente eliminadas. Também cabe considerar que por mais que esteja em uma guarita bem estruturada, o porteiro físico é a parte mais vulnerável da portaria. Uma vez rendido ele pode dar acesso a todas as dependências de um prédio. Com a portaria remota os bandidos não terão como render o porteiro e essa possibilidade é eliminada. Ainda cabe considerar que com a evolução tecnológica, os equipamentos são continuamente aprimorados, o que também aprimora a qualidade da segurança no local monitorado.

Registro de tudo o que se passa no local

Além dos vídeos, a portaria remota registra todas as movimentações que ocorrem no edifício, inclusive de veículos e de pessoas que chegam o que saem. Assim, em caso de necessidade, fica fácil identificar pessoas ou detectar atitudes suspeitas.

Qualidade de atendimento

Além dos treinamentos de segurança, as equipes que atuam nas portarias remotas são treinadas para prestar um atendimento de alto nível ao público. Isso significa ganho em qualidade nas relações com as pessoas que acessam o local.

Dimensão da portaria

Todavia, é importante consultar um especialista para saber se a solução da portaria remota atende às necessidades do seu condomínio, uma vez que para locais com alto fluxo de pessoas ela pode não ser a solução ideal. Interessou-se pela portaria virtual? Ficou com alguma dúvida? Conheça nossa solução e compartilhe sua opinião conosco nos comentários!