Portaria Remota, Virtual, Inteligente e Autônoma

Uma visão simplificada de um sistema de Portaria Automatizada...

Portaria Remota Já

A portaria remota substitui a presença física de um porteiro no condomínio por um gerenciamento à distância. Um funcionário trabalha diretamente de uma central de monitoramento, controlando o acesso de pessoas através de sistemas de controle de acesso e câmeras de segurança.

Como funciona a portaria remota para condomínios?

Ao chegar no condomínio, o visitante aperta a campainha e conversa com o porteiro através da portaria eletrônica, que funciona via interfone. Enquanto isso, o funcionário da empresa notifica o morador por interfone, telefone ou aplicativo de celular e confere se a entrada é autorizada. Tudo isso utilizando a internet. A entrada de moradores é feita com um sistema de identificação que reconhece impressão digital (biometria), cartões magnéticos ou até mesmo QR Codes. Para que tudo isso funcione perfeitamente, o condomínio precisa contratar uma empresa especializada e investir em uma aparelhagem que consiste em: câmeras de segurança, sistema de identificação de moradores e conexão de internet para que as imagens sejam transmitidas em tempo real. Depois da contratação, não esqueça de fazer manutenções preventivas e periódicas para que todos os equipamentos funcionem perfeitamente e não haja surpresas.

Mesmo tendo um investimento inicial maior, a portaria eletrônica à distância possibilita que o condomínio economize com outras questões como folha de pagamento e obrigações previdenciárias de funcionários. Devido a isso, há relatos de condomínios que tiveram uma economia de até R$ 100 mil em apenas um ano usando o serviço.

Quais as vantagens de uma portaria remota?

Portarias Eletrônicas para condomínios possuem muitos pontos positivos, mas é importante analisá-los se esse serviço combina com as necessidades e perfil do condomínio que você administra. Algumas vantagens dessa tecnologia são:

Quais as desvantagens de uma portaria remota?

A portaria remota para condomínios evita uma série de problemas que podem ser causados pela presença do porteiro, mas isso não quer dizer que a prática é perfeita. Existem algumas questões que precisam ser levadas em consideração antes de aderir ao sistema:

Como funciona os serviços de entrega e de correspondência com portaria remota?

Sem a presença de um porteiro, existe o medo de que encomendas e correspondências possam ter problemas na entrega ou serem extraviadas. Uma forma de resolver essa questão é encaminhar as correspondências para o zelador do condomínio, que deverá repassar os materiais aos moradores. Na ausência de um zelador, pacotes e envelopes só poderão ser entregues diretamente aos moradores. O que significa que alguém deverá estar em casa na hora da entrega da encomenda.

Entregas que requerem a assinatura do comprador e pedidos de delivery funcionam como a visita de um convidado: o entregador entra em contato com a portaria a distância pelo interfone na porta de entrada e a central notifica o morador da situação.

Como proceder em caso de problemas de conexão e falta de energia (Gerador)

Como a entrada e a segurança do condomínio são feitas através de equipamentos eletrônicos, a portaria remota fica comprometida caso aconteça algum problema com a conexão, falhas físicas ou queda de luz. Providências precisam ser tomadas para evitar que o condomínio fique fragilizado com esses obstáculos.

Caso seja contratado o serviço de portaria remota, se torna de extrema importância que o condomínio tenha sistemas de apoio, um bom nobreak e um gerador de 5 a 6 Kva para o caso de falta de energia elétrica.

Alguns síndicos optam por contratar duas conexões de internet de empresas diferentes para o condomínio. Desta forma, quando houver problema em uma delas, a conexão reserva é automaticamente acionada.

Antes de contratar qualquer serviço, é essencial que o síndico esteja atento aos termos de contrato e tire dúvidas importantes com a empresa, por exemplo:

Também é interessante visitar a central da portaria remota para conhecer a infraestrutura e ver por dentro como é feita a vigilância.

Outra questão que deve ser levada em consideração é lembrar que, mesmo com o serviço da portaria remota, o condomínio não pode apostar apenas na aparelhagem eletrônica como a única forma de entrada e saída. Na ausência de luz, é necessário que as portas e vias possam ser acessadas com uso de chave ou controle – e que os moradores possuam cópias destes.

Que tipo de condomínio combina mais com portaria remota?

Esse serviço não é indicado para grandes conjuntos habitacionais, com diversas torres e mais de uma entrada. O volume de pessoas entrando e saindo do condomínio pode comprometer a segurança do condomínio caso opte-se por portarias remotas, sem contar que o custo de implementação e instrução dos moradores pode ser penoso.

A portaria não presencial é mais indicada para condomínios de médio porte, 40 e 60 unidades – ambientes onde contratar um porteiro fixo acabaria saindo caro para o bolso dos moradores.

O síndico também deve levar em consideração o perfil dos condôminos. Eles conseguem se adaptar às novas tecnologias com facilidade? Vão colaborar com a nova rotina? Sentirão falta do auxílio de um porteiro físico? Geralmente, condomínios com uma assembleia mais jovem tendem a se adaptar com mais facilidade e achar esse tipo de serviço mais atraente.

Como deve ser feita a aprovação para contratar portaria remota?

Aderir (ou não) a uma portaria remota é um assunto de larga escala, que interfere na vida de todos os moradores do condomínio. Verifique a convenção para conferir se há necessidade ou não de fazer uma convocação para realizar esse tipo de mudança no condomínio. Caso seja necessário, a instalação da portaria remota no condomínio só poderá ser feita com aprovação da maioria dos moradores.

Quando for apresentar os orçamentos de prestadores de serviço na reunião de assembleia, o síndico deve munir-se com todas as informações possíveis. Como se trata de uma tecnologia que ainda é novidade no país, quanto mais informações o síndico passar para os moradores, melhor será o processo de decisão.

Em termos gerais, pode-se dizer que a portaria remota é um meio termo entre não ter uma portaria tradicional, mas ainda contar com um ser humano controlando a entrada e saída do condomínio. Ainda que possa parecer algo diferente e até mesmo futurista para muitas pessoas, é uma realidade que deve ser pesquisada. Afinal, estamos aqui para melhorar a vida em condomínios, então por que não apostar na tecnologia?


E lembre-se, a MONITAL está focada em bons resultados!