Importante

Tudo que você precisa saber sobre monitoramento de alarme e câmeras.

Política da Empresa

Informações Importantes Sobre Monitoramento 24 horas de Sistemas de Alarme e Câmeras.

A MONITAL tem como principal serviço, monitorar eletronicamente, com apoio de processos humanizados, os equipamentos de sistemas de segurança eletrônica instalados no local.

Para tanto, é importante entender que:

  1. Para qualquer sistema de monitoramento eletrônico, seja ele no Brasil ou em qualquer país, o método é exatamente similar, ou seja, a reação apenas ocorre após o sistema (alarme, câmeras, sensores etc.) detectar e sinalizar à Central de Monitoramento tais eventos. Esses eventos também são enviados ao cliente via App (ou até mesmo por SMS e/ou WhatsApp, desde que o serviço seja contratado).
  2. Após receber o evento de alarme/camera/sensor, o processo será iniciado com o envio de um “Fiscal de Alarme” ao endereço do contratante e, ao mesmo tempo, será feito contato com os responsáveis pelo local, sendo obrigatório, todo ou qualquer contratante, manter pelo menos 3 contatos telefônicos de pessoas que sejam gestoras do local e/ou tenham acesso ao mesmo. Caso os disparos tenham sido causados pelo próprio usuário, o atendimento será finalizado com o contato verbal/eletrônico com o contratado e/ou seus contatos em cadastro.
  3. O Fiscal de Alarme, dentro da lei brasileira, não pode portar armas de fogo, nem tem autorização prévia para entrar dentro dos imóveis monitorados, sendo de vital importância o apoio do contratante, para que seja feito uma verificação mais detalhada e até mesmo o acionamento de policiais públicas, para fins de verificação, registro de BO de uma possível invasão.
  4. Importante ter noção de que o sistema de alarme apenas dificulta uma invasão ao local, e que qualquer sistema de segurança eletrônica também é passível de falhas técnicas. Para tanto, a Monital oferece na contratação dos serviços a modalidade de seguro patrimonial (opcional) que pode ser contratado à parte pelo cliente.
  5. A forma de contato com o cliente será pela nossa plataforma de comunicação (Hub), sendo ela telefônica humanizada e/ou meio de comunicação eletrônica, tais como, WhatsApp, SMS e e-mail. É importante que o cliente mantenha todos os contatos atualizados e pelo App da MONITAL (MonitALL) o cliente tem acesso a inclusão, exclusão e alterações nos dados de cadastro a qualquer momento.

LGPD

A ciência desta Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais ocorrerá quando você navegar e/ou se cadastrar em nossas Plataformas para usufruir de qualquer um dos nossos conteúdo ou serviços. Isso indica que Você está ciente sobre como utilizaremos as suas informações e os seus Dados Pessoais, muito embora você possa, a qualquer momento, pedir informações adicionais à MONITAL sobre o Tratamento de Dados Pessoais (vide “canal de comunicação”).  

Caso não concorde com esta Política, recomendamos que exerça o seu direito de oposição ou não continue a navegação e/ou uso de nossas Plataformas.

Nesta política, detalhamos como a MONITAL trata os Dados Pessoais e as Informações fornecidas por você que acessa ou se cadastra nas nossas Plataformas, assim como as que foram coletadas diretamente pela MONITAL. 

Frisa-se que essa Política não se aplica aos produtos e serviços que tenham políticas de privacidade próprias e que não incorporam a esta POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS. Assim, orientamos que você analise também essas políticas de privacidade e termos de uso, os quais serão disponibilizadas em seus respectivos ambientes.

Você pode acessar diretamente o assunto de seu interesse (disponível em nosso website www.monital.com.br) e recomendamos que você realize a leitura cuidadosa e completa de todas as políticas e procedimentos operacionais do sistema de Monitoramento 24h.

Em caso de dúvidas ou quaisquer esclarecimentos necessários sobre a aplicação desta Política, entre em contato conosco para que possamos lhe auxiliar no que for preciso e da melhor forma possível.

Medidas de Segurança

A MONITAL adota as melhores práticas de mercado em prol da segurança, por meio de medidas técnicas e administrativas adequadas e necessárias para promover a proteção dos imóveis que possuam monitoramento.

Igualmente, é indispensável que você também adote medidas protetivas para o seu imóvel, assim como manter os equipamentos em bom estado, realizar limpeza do mesmo quando possível, e demais itens inerentes à segurança do local. Manter o sistema de alarme ligado sempre que possível, sendo do contratante, sua única e exclusiva responsabilidade. Havendo tentativa de acesso indevido ou não autorizado, você também deverá comunicar a MONITAL o mais rápido possível, por meio do canal de comunicação da empresa.

É muito importante, para o melhor funcionamento do sistema de monitoramento, a contratada ter acesso às imagens de câmeras em caso de o contratante ter um sistema de vídeo monitoramento no local, mesmo que não tenha sido fornecido pelo contratado. Caso esse não tiver e/ou não permitir o acesso do sistema (o acesso se faz através da contratação de serviços devidamente sinalizadas nesse contrato), o contratante fica ciente de que o fiscal de alarme e o monitoramento 24h não terão maneiras possíveis de verificação visual do local, permitindo assim possíveis falhas operacionais que não acarretam qualquer dolo ao contratado.

Com o objetivo de cumprir as diretrizes legais, de governança e de boas práticas corporativas, a MONITAL realiza ações educativas sobre como manter e como proceder nas diversas situações possíveis de eventos ocorridos nos imóveis (vídeos explicativos no canal Youtube da empresa)

No entanto, nenhuma empresa, incluindo a MONITAL, pode eliminar totalmente os riscos de segurança associados às invasões ao local.

Assim, você reconhece que a MONITAL não se responsabiliza por quaisquer perdas e danos decorrentes de atos de terceiros responsáveis por práticas ilícitas e criminosas, assim como eventos de caso fortuito ou força maior. 

Canal de Comunicação

Você pode se comunicar, exercer seus direitos ou esclarecer dúvidas acerca de questões envolvendo os seus Dados Pessoais, Política de Monitoramento, Vídeo Monitoramento, Controle de Acesso, Pânico Pessoal, dentre os demais serviços prestados entrando em contato com o HUB de comunicação. Para tanto, utilize os seguintes canais de comunicação:?

Vigência e Atualização

Esta Política entra em vigor na data de sua publicação e poderá ser atualizada pela MONITAL periodicamente, sendo que a versão em vigor será sempre a mais recente. Para verificar a data da versão em vigor, verifique a “última atualização” disponibilizada em nosso website (www.monital.com.br) na página de CONTRATO DE ADESÃO AO MONITORAMENTO ELETRÔNICO.

Última atualização: março de 2024.